sábado, 2 de abril de 2011

Foi só uma mentirinha inocente

Mas é claro que eu não podia deixar o 1º de abril passar em branco. Até porque esse é um tema PERFEITO para se comentar...

Mentir ou não mentir? Eis a questão...

O fato é que, como diria House, "everybody lies"; essa é a única verdade absoluta e as pessoas têm que se acostumar com isso. Mas também não quer dizer que todo mundo mente o tempo todo (apesar de algumas pessoas conseguirem essa proeza).

Outra verdade é que, mesmo podendo ser uma coisa ruim, a mentira é necessária na vida das pessoas.
Se todo mundo só falasse a verdade, muita coisa iria perder a graça...
Por exemplo: como você iria se divertir inventando alguma história absurda para aquele seu amigo mais lento? Se o divertido é rir da cara dele quando ele acredita naquilo.
E como é que você conseguiria se sair de situações chatinhas sem magoar as pessoas? "Eu estou muito ocupado" é melhor do que um "se manca e para de encher".

Eu, particularmente, minto MUUUITO. Mas, infelizmente, eu não consigo sustentar uma mentira por muito tempo. A vontade de rir é sempre maior do que a curiosidade de saber até onde a "estória" vai dar.
E, às vezes, não saber mentir direito pode ser um problema terrível. Ainda mais em situações complicadas ou de risco como quando você pega algo da sua mãe escondido e acaba quebrando (é incrível a facilidade de acontecerem coisas ruins quando você faz algo errado), aí você diz que só pegou pra ver, mas você acabou tropeçando no próprio pé e deixou cair. E depois é ficar na torcida para que ela engula a história e não pergunte de novo.

Agora, o mais incrível de tudo: é no dia da mentira que as pessoas aproveitam para falar mais verdades. Eu ouvi um comentário de que é no 1º de abril que você fala aquilo que você sempre pensou e guardou para si, e depois fala "é o dia da mentiraaaa..." - tá bom...

De qualquer forma, mentir não é de todo um mal. Eu diria que é até bom. Porque, além de você se divertir pregando algumas peças, você ainda ri pegando o outro na mentira.
Agora, se é você que é pego na mentira... o jeito é apelar para aquela velha frase "foi só uma mentirinha inocente... pra descontrair" - e torcer pra eles acreditarem pelo menos nessa.

Um comentário: