terça-feira, 20 de setembro de 2011

O livro que NUNCA acaba

Já aconteceu com você de lhe contarem uma história fabulosa/incrível/maravilhosa, que lhe deixou super empolgada(o)? Aí você descobre que aquela história fantástica é de um livro, e o que você faz? Vai direto atrás de ler aquilo porque você achou muito, muito legal. Então, você finalmente está com o livro em mãos, começa a ler e.... zZzZZzzz... dorme! ¬¬
Na verdade, não mentiram pra você; a história REALMENTE é muito boa. Mas a leitura é chaaataaa....

Entretanto você é guerreira(o) e não vai desistir da leitura assim tão facilmente. Então você lê. Lê. Passa uma página. Mais uma. E outra. E... você não saiu do lugar!! 
As páginas se multiplicam, o livro aumenta de tamanho, as letras diminuem. Aí começa a bater aquele desespero:  "ESSE LIVRO NÃO ACABA NUNCA?".

Você pára. Respira. Mede a grossura de folhas lidas e de folhas a serem lidas. E não é que você já está na metade...
A coragem se restabelece. Você respira fundo, toma fôlego, volta à batalha e... zzZZzzZz... é mais uma vez vencida(o) pelo cansaço. "Mas eu já cheguei tão longe... tá faltando tão pouquinho..."

Água no rosto, xícara de café na mão. Um mês se passou e você FINALMENTE conseguiu terminar aquele livro*!!! Foi uma luta árdua, tensa e dolorosa, mas você conseguiu, venceu!

"Gente... consegui terminar de ler o livro!!"
"Comassim conseguiu, cara pálida? Esse livro só tem 100 páginas!"

É... acontece!
Já aconteceu comigo.
"Viagens de Gulliver", "O Morro do Ventos Uivantes", "Geração Beat", "O Historiador", "Madame Bovary", "Aves de Arribação". Esses foram alguns dos MEUS desafios.
Livros realmente bons, com histórias fantásticas, mas... não tão dinâmicos assim. Seja pela quantidade de descrição, pelo tom técnico, pelas pausas narrativas, pouca ação, demora da ação ou pelo simples fato de o autor enrolar demais pra falar uma coisa que ele poderia ter resolvido em um parágrafo.
Mas há quem tenha adorado a leitura. É tudo questão de compatibilidade.

Os meus desafios. E até que valeram a pena...

A reflexão desse post é: Por isso que tem gente que não gosta de ler. Não é que ler seja ruim; a pessoa que teve o azar de ter tido um experiência dessas e de não ter insistido para ter o prazer de pegar um livro compatível com a sua própria dinâmica de leitura.


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário